Cirurgia de Ginecomastia para redução de mama masculina.
A ginecomastia é uma condição de saúde caracterizada pela alteração no volume das mamas em homens. Esse aumento mamário pode ocorrer como consequência do acúmulo de gordura, pelo crescimento da glândula mamaria ou ambos.
Essa é uma condição muito comum na adolescência, que afeta os meninos por um curto período, mas volta naturalmente ao normal com o passar dos anos. Em alguns casos, a ginecomastia pode se prolongar mesmo após a fase da adolescência ou até se desenvolver na vida adulta. Em média, de 40% a 65% dos homens com mais de 70 anos apresentam algum grau de aumento mamário.
O aumento do volume das mamas em homens é um problema que causa muito desconforto emocional, por isso há uma grande procura por procedimentos para tratamento da ginecomastia.
Causas e tratamentos da ginecomastia.
O crescimento mamário em homens pode ocorrer por acúmulo de gordura ou por crescimento da glândula mamária, que pode se manifestar em graus mais leves ou mais acentuados. Esse aumento de volume pode ser unilateral (apenas em uma das mamas) ou bilateral (nas duas mamas).
As causas da ginecomastia são variadas, e descobrir a origem do problema é fundamental para definir qual o tratamento mais adequado. O aumento da mama em homens pode ser causado por:
- obesidade ou sobrepeso;
- alterações hormonais;
- reações ao uso de medicamentos;
- uso de hormônios ou anabolizantes;
- Síndrome de Klinefelter (condição genética que faz o homem desenvolver algumas características femininas, como baixo nível de testosterona e desenvolvimento das mamas).
A investigação da causa e do tipo de ginecomastia (glandular, gordurosa ou mista) irá determinar o tratamento, que pode ser por meio do uso ou interrupção de medicamentos, tratamento hormonal ou cirurgia plástica para redução da mama masculina.
Pré-operatório para cirurgia de tratamento da ginecomastia.
Na consulta inicial com o cirurgião plástico, será feita uma avaliação para identificar o tipo e o grau de ginecomastia do paciente. A partir dessas informações, o médico irá definir e indicar o melhor tratamento cirúrgico, estabelecendo um plano de cirurgia e sendo honesto quanto aos resultados esperados.
Para realização da cirurgia de ginecomastia, o cirurgião plástico pode solicitar alguns exames, como hemograma, exame de urina, coagulograma, ultrassonografia das mamas e avaliação cardíaca. O paciente precisa estar em boas condições de saúde para realizar a cirurgia e deve seguir os cuidados pós-operatórios para garantir um resultado satisfatório e duradouro.
Como é feita a cirurgia para redução das mamas masculinas?
A cirurgia realizada para diminuir o volume das mamas em homens é chamada e mamoplastia redutora. Para realizar a mamoplastia redutora masculina, o cirurgião plástico pode usar a técnica de lipoaspiração, a técnica de ressecção de pele e tecido glandular ou uma combinação dessas duas técnicas. A escolha vai depender do tipo de ginecomastia e do volume das mamas.
A cirurgia de redução de mamas que combina lipoaspiração e remoção de tecido glandular segue os seguintes passos:
- Anestesia – a anestesia pode ser geral ou local com sedação controlada. Nessa fase, uma substância conhecida como fluido tumescente é injetada na mama para expandir o tecido, anestesiar a região e reduzir o sangramento.
- Incisão e lipoaspiração – o cirurgião plástico faz uma pequena incisão na região da mama e aspira a gordura localizada com o auxílio de um tubo fino e oco, chamado de cânula.
- Incisão e ressecção – uma incisão é realizada para possibilitar que o cirurgião plástico remova o excesso de pele e tecido glandular que dá volume à mama masculina. O tipo de incisão varia conforme o grau de ginecomastia e pode ser periareolar (em formato de U no contorno da aréola), circunareolar (acompanhando o contorno da aréola) ou em formato de âncora (incluindo uma porção de pele acima e abaixo da aréola que será removida para reduzir a flacidez da mama).
- Finalização – as incisões internas são fechadas com pontos feitos com material que é absorvido naturalmente pela pele, e as incisões externas são suturadas ou unidas por adesivo cirúrgico. Pode haver necessidade de colocação de drenos para evitar o acúmulo de líquido na região durante os primeiros dias.
Recuperação da mamoplastia redutora em homens.
A recuperação costuma ser tranquila, provocando desconforto inicial que pode ser controlado com medicamentos simples e inchaço que some com o passar do tempo. Sessões de drenagem linfática também podem ser recomendadas para reduzir o inchaço e ajudar na cicatrização.
O período de internação após a redução das mamas masculinas é de cerca de 12 horas, e os drenos (se forem colocados) são removidos na primeira semana.
O paciente precisa fazer uso de bandagens elásticas ou cinta compressiva por 30 dias para auxiliar na sustentação e imobilização das mamas durante a cicatrização. Também é recomendado não dormir de bruços, nem erguer os braços acima dos ombros, carregar peso ou fazer atividade física no primeiro mês.
Resultados da cirurgia de redução das mamas masculinas.
Dependendo do grau de ginecomastia e da estrutura anatômica do paciente, poderá se observar uma mudança considerável logo após a cirurgia. Em outros casos, quando a ginecomastia é leve e um volume menor é removido, o inchaço natural pós-cirurgia pode mascarar o resultado. Em média, leva até 3 meses para ver o resultado final da mamoplastia de redução de mamas masculinas.
A cicatriz deixada pela cirurgia costuma ser discreta e vai ficando mais fina e clara com o passar do tempo.
Além de melhorar o contorno corporal e deixar a mama proporcional ao tórax, a cirurgia para correção da ginecomastia promove melhora da autoimagem e autoestima do paciente. Esse é o resultado mais esperado, a melhora estética que promove tranquilidade e saúde emocional.
Para realizar uma cirurgia de redução de mamas masculinas, o paciente deve escolher um cirurgião plástico de confiança, que esteja comprometido com práticas éticas e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Pretende realizar a cirurgia de ginecomastia em Santa Maria (RS)?
Entre em contato para agendar uma consulta de avaliação com o Dr. Giancarlo Rechia / CRM 29555 / RQE 26898
Atendimento
Seg a Sex das 9h às 18h
Rua Pinheiro Machado, 2494, sala 402,
Centro Empresarial Almiro Beltrame, Santa Maria (RS).